Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Comer o Quê? em debate na FIAM-FAAM

Comer o Quê? em debate na FIAM-FAAM

DSC_0765

A FIAM-FAAM Vergueiro recebeu o CINEB na última segunda-feira, 29/8, para uma sessão do documentário Comer o Quê? de Leonardo Brant. A faculdade é parceira de longa data do projeto, que organizou um debate com a atriz e nutricionista Graziela Mantoanelli, entrevistadora do documentário.

Em um mês de intensa atividade, o CINEB organizou, na última segunda-feira, 27/8, mais uma sessão de cinema. Dessa vez, o CINEB Universidade, na unidade Vergueiro da FIAM-FAAM. A faculdade é parceira de longa data do projeto e já recebeu, de braços abertos, outras sessões do CINEB possibilitando que seus alunos de comunicação tenham contato com a recente produção cinematográfica brasileira. Na sessão em que foi exibido o documentário Comer o Quê? de Leonardo Brant, alunos de Rádio e TV, Relações Públicas e Jornalismo participaram de um debate com a atriz e nutricionista Graziela Mantoanelli, que conduziu as entrevistas no documentário.

Casa cheia para receber o CINEB

Comer o Quê? é uma produção lançada em 2016 que apresenta o cotidiano de uma serie de personagens ligados ao mundo da alimentação, de chefs consagrados a produtores rurais, passando por especialistas em nutrição, economia e gastronomia. Alex Atala, Bela Gil, Helena Rizzo, Marcos Palmeira, Marcio Atalla entre outros apresentam à Graziela as diversas dimensões e possibilidades da boa alimentação.

Alunos de Relações Públicas, Jornalismo e Rádio e TV acompanharam a sessão do filme Comer O Quê?

Para o coordenador do curso de jornalismo da FIAM-FAAM, Vicente Darde, a parceria é importante porque pode divulgar o cinema brasileiro para os alunos e professores de forma que “a comunidade escolar possa ter acesso, usufruir e refletir a produção recente brasileira. É importante essa valorização da produção do conteúdo nacional”, comenta.

Após a sessão, alunos acompanharam debate com a nutricionista e atriz Graziella Mantoanelli.

Para a professora do curso de rádio e TV, Cintia Gomes Calhardo, “o Cine Universidade tem uma papel fundamental na formação do aluno, porque o coloca em contato com quem está envolvido diretamente com a produção”, reflete.

Debate atraiu a atenção dos alunos por mais de uma hora.

Ao final da sessão, o coordenador do CINEB Cidálio Vieira Santos mediou um debate de cerca de uma hora entre Graziela e os alunos. A atriz e nutricionista respondeu muitas perguntas sobre alimentação saudável e contou como foi a produção do documentário. “A nossa intenção foi apresentar toda a complexidade que existe por trás da alimentação. Não queríamos responder nada, queríamos levantar perguntas”, comentou durante o debate.  Graziela não conhecia o trabalho desenvolvido pelo CINEB. Para ela, o projeto é fantástico. “Dá acesso, é um trabalho de cidadania, de informação, e tem que ser estimulado porque a gente tem que levar o cinema para toda a população”, finalizou.

Alunos da FIAM-FAAM aproveitaram e fizeram inúmeras perguntas à Graziela.

Ao final da sessão, os alunos aproveitaram para conversar com Graziela sobre novos projetos e o mercado do cinema documental. Michele Vieira, aluna do 8º semestre de jornalismo, foi a última aluna a sair da sessão. “Apresentei a ela meu projeto de conclusão do curso, que é um documentário. Eu gostei muito do filme e do debate. Foi bem informativo”, ponderou.

Até a próxima sessão!

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em quase 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>