Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / CINEB na Anhanguera Vergueiro

CINEB na Anhanguera Vergueiro

DSC_0069

CINEB apresentou, na última quinta-feira, 1/9, o documentário Comer O Quê? de Leonardo Brant aos alunos da faculdade Anhanguera, que lotaram o auditório da unidade Vergueiro. Ao final da sessão, estudantes participaram de um debate com o diretor do filme.

O CINEB tem levado às universidades de São Paulo, sessões de cinema que possibilitam a reflexão e o debate dos mais variados temas. Na última quinta-feira, 1/9, foi a vez dos alunos da Unidade Vergueiro da faculdade Anhanguera receber o projeto para a exibição do documentário Comer O Quê?, de Leonardo Brant. A produção, lançada em 2016, apresenta o cotidiano de uma serie de personagens ligados ao mundo da alimentação, de chefs consagrados a produtores rurais, passando por especialistas em nutrição, economia e gastronomia. Alex Atala, Bela Gil, Helena Rizzo, Marcos Palmeira, Marcio Atalla entre outros apresentam à atriz e nutricionista Graziela Mantoanelli, que conduz as entrevistas, as diversas dimensões e possibilidades da boa alimentação.

Auditório lotado para acompanhar o documentário Comer O Quê?

O auditório da faculdade, com capacidade de 216 pessoas ficou lotado com os alunos de pedagogia, publicidade e rádio e TV que acompanharam a sessão e participaram do debate com o diretor. Para a professora de pedagogia Márcia Polacchini, a proposta do CINEB vai de encontro à necessidade da faculdade “de utilizar a linguagem artística para levar o debate à comunidade acadêmica”, analisa.

Participaram da sessão alunos de pedagogia publicidade e propaganda e rádio e TV

Por mais de uma hora, Brant, que é pesquisador da área de cultura, contou sua relação com a produção cinematográfica, com a alimentação, e o que o motivou a conduzir o roteiro do filme Comer O Quê? como um documentário que trata da relação que os profissionais da gastronomia têm com a alimentação. Brant lembrou, inclusive, que foi funcionário do Banco do Brasil e saiu do banco há 25 anos para trabalhar com cinema.

A pipoca foi por nossa conta.

Ele contou que conhece o CINEB há muito tempo e elogiou a iniciativa do projeto de levar o cinema até as pessoas. “O que passa nas salas de cinema comercial não espelha a nossa realidade e o que o Brasil produz. Esse filme poderia ser exibido no cinema, mas devido às dificuldades de conseguir tela, de divulga-lo, eu o preparei para ocupar outros espaços como os meios digitais, vídeo on demand e TV. Então, iniciativas como o CINEB nos dão o espaço que é necessário, que é urgente, não só para exibir, mas para gerar debate, gerar discussão. Esse é o grande mérito do CINEB. Eu sou fã e espero que projeto tenha vida longa para que eu possa exibir os próximos filmes que eu fizer”, concluiu.

A Professora Márcia, o coordenador do CINEB Cidálio Vieira Santos e o diretor Leonardo Brant

Para Andreia Cristina dos Santos, aluna de pedagogia e professora da CEI Creche Coração de Jesus, o filme estimula o debate sobre alimentação. “Lá na creche tem uma horta. A gente como professor tem essa obrigação de mostrar para as crianças como plantar, colher. Isso enriquece o processo de aprendizagem”, avalia. Ao final da sessão, o coordenador Cidálio Vieira Santos realizou sorteios para distribuir camisetas do projeto.

Debate acalorado entre professores e alunos.

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em quase 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>