Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / EMEF da Vila Dalva recebe CINEB

EMEF da Vila Dalva recebe CINEB

DSC_0244

A EMEF Gal. Alvaro Silva Braga que fica na Vila Dalva, na Zona Oeste da capital, recebeu pela primeira vez, no último sábado, 10/9, o projeto CINE B que exibiu o filme Gonzaga de Pai para Filho, de Breno Silveira.

Pela segunda vez neste ano, uma escola que enviou seus alunos a uma sessão do CINEB recebeu, cerca de um mês depois, a visita do projeto. Dessa vez, foi a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEF) General Alvaro Silva Braga. Os alunos da escola que fica na Vila Dalva, região do Rio Pequeno, Zona Oeste, participaram da sessão na Vila Leopoldina, em 19 de agosto, quando assistiram ao filme Apart Horta e a um debate com a diretora do filme, Cecília Engels. Já o retorno do CINEB aconteceu no último sábado (10/9), quando o CINEB levou cadeiras, telão, pipoca, o filme Gonzaga, De Pai para Filho de Breno Silveira e muitos brindes para a região da Zona Oeste.

O longa-metragem conta a tumultuada história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, com seu filho Gonzaguinha. Os dois foram artistas de enorme sucesso. O pai, vindo do sertão pernambucano para o Rio de janeiro nos anos 1940, inventou o baião, o mais popular ritmo musical nordestino. O filho, carioca, do Morro de São Carlos, soube como ninguém traduzir a música do morro em sambas que emocionaram o Brasil nos anos 1980. Entre o pai e o filho, um abismo que foi além dos conflitos de geração, mas que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento.

Na sessão, também foi exibido o curta-metragem Annoni: 30 anos, que faz uma homenagem à histórica ocupação da Fazenda Annoni no dia 29 de outubro de 1985, que marcou a primeira grande ação do Movimento Sem Terra (MST).

Para Leonardo Manini, diretor da escola, o CINEB dissemina os filmes brasileiros “que passam pouco na televisão e são filmes bons. Nós assistimos Apart Horta, que leva a mensagem da produção de hortas em casa, e aqui o CINEB traz a história de Luiz Gonzaga e Gonzaguinha dois dos grandes artistas brasileiros. Uma oportunidade para trazer as crianças e as famílias para um lazer, coisa que eles quase não têm aqui na comunidade”, avalia.

Entre as cerca de 60 pessoas presentes na sessão, contava-se quatro integrantes do grupo da horta da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Dalva. O grupo é formado por 12 usuárias da saúde e existe há cerca de 6 anos. “Ali plantamos ervas medicinais como poejo, hortelã, cavalinha, novalgina, maracujá”, explica Clarice Tomisawa. O grupo se reúne uma vez por semana, geralmente às sexta-feiras, para cuidar da horta e praticar atividades físicas. “E também se reúne nos eventos que acontecem na região, como é o caso da sessão de hoje”.

O casal Paulo Rodrigues e Maria dos Remédios soube da sessão também por conta da UBS. “Eu vou frequentemente ao posto de saúde e ali recebi o convite”, comenta Paulo. Moradores da Vila Dalva há 40 anos, eles contam que a região recebe poucas atividades culturais, por isso não perderam a oportunidade. Ao chegar à sessão, tiveram uma grata surpresa: o reencontro com o coordenador do projeto CINEB, Cidálio Vieira Santos. “Eu o conheço desde adolescente, quando ele militava aqui na região”, conta dona Maria. Cidálio explica que morou na região e frequentava as reuniões partidárias que aconteciam na residência do casal. “O filme foi bom, mas melhor ainda foi reencontrar um velho amigo”, explicou Paulo.

Ao final da sessão, enquanto os presentes aguardavam o sorteio de camisetas, alguns alunos e professores transformaram o pátio da escola num salão, e dançaram ao som de Luiz Gonzaga.

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 50 mil espectadores em quase 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>