Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / CINEB retorna no João XXIII

CINEB retorna no João XXIII

DSC_0007

O CINEB foi mais uma vez na EE João XXIII, na região do Butantã, Zona Leste, no dia 29/9, para exibir o filme Gonzaga – De Pai para Filho, de Breno Silveira.

O CINEB retornou, na quinta-feira, 29/9, a Escola Estadual (EE) João XXIII na região do Butantã, Zona Oeste de São Paulo, dessa vez para exibir o filme Gonzaga – De Pai Para Filho do diretor Breno Silveira. Foi a segunda vez no ano que o projeto esteve na escola. Na primeira vez, a sessão aconteceu em junho, e ocupou a quadra coberta, para exibir Tudo que Aprendemos Juntos, de Sérgio Machado, que conta a história de um professor de música que transformou a vida de uma comunidade em São Paulo.

Sessão na EE João XXIII reuniu alunos e comunidade do entorno da escola.

Dessa vez, o longa-metragem conta a tumultuada história de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, com seu filho Gonzaguinha. Os dois foram artistas de enorme sucesso. O pai, vindo do sertão pernambucano para o Rio de janeiro nos anos 1940, inventou o baião, o mais popular ritmo musical nordestino. O filho, carioca, do Morro de São Carlos, soube como ninguém traduzir a música do morro em sambas que emocionaram o Brasil nos anos 1980. Entre o pai e o filho, um abismo que foi além dos conflitos de geração, mas que venceu o medo e o preconceito e resistiu à distância e ao esquecimento. O filme tem no elenco o ator Domingos Montagner, protagonista da novela Velho Chico da Rede Globo, que morreu afogado no Rio São Francisco no último dia 15/9. Na película, ele faz o papel de um coronel. Foi a última sessão do filme de Silveira, que ficou em cartaz durante todo o mês de setembro.

No CINEB, a pipoca é por nossa conta!

Para o Prof. Luiz Carlos de Oliveira, diretor da EE João XXIII, o CINEB “traz para nossa comunidade escolar a importância da valorização da cultura brasileira, da música brasileira, do filme brasileiro”.  E ele lembra que o projeto ajuda muito no trabalho que a escola tem de “formar o cidadão para ser crítico e participativo”, salienta.

Luiz Cláudio Marcolino, Cidálio Vieira Santos e Luciano Felipe dos Santos na abertura oficial da sessão.

Na abertura oficial da sessão, que contou com a presença de Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto, Luciano Felipe dos Santos, coordenador pedagógico do período noturno e Luiz Cláudio Marcolino, diretor da Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e idealizador do Projeto CINEB quando foi presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região, Luciano lembrou o importante trajetória musical de Luiz Gonzaga e de seu filho, Gonzaguinha. “Ícones da música brasileira”. Já Marcolino explicou que o CINEB é resultado da vontade política de um sindicato que luta pelas pautas econômicas, “mas que também se preocupa em levar qualidade de vida ao cidadão”, considera.

O casal Jaqueline Pereira Martins e Alessandro Aparecido dos Santos

Nem mesmo o estranho frio que fazia no Butantã em plena primavera, assustou o público. Dona Maria Irene, aluna da Educação de Jovens e Adultos (EJA), acompanhou a sessão até o final. “Se tiver outra vez eu venho assistir novamente”, explica. Ela lembra que conheceu o CINEB ano passado, quando acompanhou uma sessão na Escola Municipal João XXIII.

Alunos da escola marcaram presença.

O casal Jaqueline Pereira Martins e Alessandro Aparecido dos Santos também aprovou o projeto. Ela é aluna do EJA e ele, publicitário. O filho de Jacqueline dormiu boa parta da sessão, mas no final da sessão acordou e trouxe sorte para o casal, que ganhou camisetas durante o sorteio de brindes.

Brindes sorteados da Surya Brasil.

Até a próxima sessão!

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 54 mil espectadores em mais de 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>