Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Dia 27 tem Aquarius na Regional Paulista

Dia 27 tem Aquarius na Regional Paulista

Foto1

O elogiado filme escrito e dirigido pelo pernambucano Kleber Mendonça Filho que tem Sonia Braga no elenco será exibido no próximo dia 27/10, na Regional Paulista, com entrada franca. Diretor e atores chamaram atenção do mundo ao se manifestarem contra o golpe que depôs Dilma durante abertura do Festival de Cannes, em maio.

O CINEB vai exibir, no próximo dia 27 de outubro, 19h, na Regional Paulista do Sindicato dos Bancários de São Paulo Osasco e Região, o longa-metragem Aquaruius, escrito e dirigido por Kleber Mendonça Filho, e que atualmente está em cartaz nos cinemas comerciais de todo o país.

 

Divulgação. Jornalista resiste ao processo de especulação imobiliária em Recife.

O filme chamou a atenção internacional por conta do posicionamento do diretor e de parte do elenco, encabeçado por Sonia Braga, contra o golpe que depôs a presidenta Dilma Rousseff. O protesto aconteceu na abertura oficial do Festival de Cannes, na França, em maio, quando o grupo segurou cartazes com frases denunciando, em inglês e francês, o processo de impeachmeant sem crime que Dilma enfrentava. Os cartazes diziam: “Brasil vive um golpe de estado” e “54.501.118 votos estão sendo queimados”. A atitude repercutiu na mídia internacional e reforçou a imagem positiva que o filme ganhou dos críticos que acompanharam a exibição no Festival.

Aquarius é sucesso de crítica e público no mundo.

Aquarius conta a história de uma jornalista, interpretada por Sônia Braga, pressionada a deixar seu apartamento, em Recife, por empreendedores que querem derrubar o prédio, último a manter um estilo antigo na avenida Boa Viagem em frente ao mar. Viúva, com três filhos adultos, e dona de um aconchegante apartamento repleto de discos e livros, ela vai representar a resistência daqueles que lutam por um estilo de vida que já não atende aos interesses do mercado imobiliário nos grandes centros brasileiros.

Com uma carreira extremamente positiva, com distribuição para mais de 60 países, já foi visto por mais de 200 mil pessoas no Brasil. Na França, 40 mil pessoas foram aos cinemas na semana de sua estreia, em setembro.

Aquarius também participou de outra polêmica durante a seleção brasileira para filme estrangeiro no Oscar, feita também em setembro. Concorrendo com outras 15 películas e considerado o favorito para representar o Brasil na mais importante premiação do cinema mundial, foi preterido por um filme que ainda nem entrou em cartaz, algo que nunca aconteceu antes neste tipo de seleção. A situação levantou suspeitas, entre profissionais de cinema, de que houve retaliação ao filme por parte do Ministério da Cultura, que é o responsável por indicar o representante brasileiro que vai concorrer ao Oscar.

 

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>