Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / CINEB estreia De Onde Eu Te Vejo

CINEB estreia De Onde Eu Te Vejo

DSC_0037

Alunos e professores da EE Irmã Charlita acompanharam, na última quinta-feira, 10/11, duas estreias no Cine B: O longa-metragem De Onde Eu Te Vejo, de Luiz Villaça com Denise Fraga e Domingos Montagner no elenco, e o curta Graffiti Dança, de Rodrigo EBA!

Com o pátio lotado com mais de 250 alunos do ensino médio, a Escola Estadual Irmã Charlita, que fica no Jardim Cocaia, no Grajaú, Zona Sul de São Paulo, acompanhou atenta a estreia do longa-metragem De Onde Eu Te Vejo, do diretor Luiz Villaça, no Cine B. O  filme foi lançado em abril deste ano.

Alunos do ensino médio da EE Irmã Charlita lotaram o pátio da escola.

Com os atores Denise Fraga e Domingos Montagner no elenco, o filme conta a história de amor de um casal através de sua separação. Em meio a uma São Paulo em constante mudança e efervescência cultural, Ana Lúcia e Fábio se separam após 20 anos de casamento e ele passa a viver no apartamento do outro lado da rua. Eles terão que aprender a viver a nova realidade – a separação, a crise no trabalho e a mudança de cidade da filha – e perceberão que no meio da confusão da vida moderna é possível reinventar uma nova forma de amar. Completando o elenco do filme estão Marisa Orth, Juca de Oliveira, Laura Cardoso, Fúlvio Stefanini, Marcelo Airoldi, Laila Zaid e Manoela Aliperti.

Professoras e professores da EE Irmã Charlita.

Alunos e professores também assistiram à estreia do curta-metragem Graffiti Dança, de Rodrigo EBA! O curta, lançado em 2013, ganhou o prêmio de Melhor Curta Brasileiro pelo Juri Popular na edição São Paulo do Festival Anima Mundi. A produção, em stop motion, apresenta pinturas realizadas especialmente para o filme e que permanecem ainda hoje nos muros de São Paulo. A realização é do coletivo Graffiti com Pipoca, que trabalha com grafitti e animação dede 2005.

Foi uma grande festa para as alunas e alunos da escola.

Foi a terceira vez que alunos da EE Irmã Charlita participaram de uma sessão do Cine B.  A primeira vez aconteceu em junho, quando cerca de 100 alunos foram até a EE Samuel Weiner, também no Jardim Cocaia, para acompanhar a estreia do filme Tudo Que Aprendemos Juntos (veja aqui), e em setembro acompanharam o documentário Tarja Branca na Associação dos Moradores do Jardim Cocaia, que fica ao lado da escola (veja aqui). A EE Irmã Charlita conta com cerca de 2 mil alunos de Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Abertura oficial da sessão, com o professor de geografia Geraldo Evangelista de Oliveira e o coordenador do Cine B Cidálio Vieira Santos

Para a coordenadora pedagógica do ensino médio, Jaqueline Isabela Pomin, a união entre educação e cultura traz muitos benefícios aos estudantes. “Eu como professora de arte, sempre incentivo os alunos a irem ao cinema, e acho maravilhoso eles terem acesso a um cinema de graça, e com pipoca aqui dentro da escola”, avalia.

As integrantes do Grêmio Voz Ativa: Adrieny Ferreira da Silva, Maia Thalita Alves dos Santos e Amanda Vaz Ribeiro.

Já o professor de geografia Geraldo Evangelista de Olivera, que fez a abertura oficial da sessão de cinema ao lado do coordenador do Cine B Cidálio Vieira Santos, destaca o trabalho de valorização do cinema brasileiro do projeto. “Traz a cultura para a periferia. Na sala de aula a gente usa muitos filmes brasileiros, mas muitas vezes o aluno não tem acesso. A partir do Cine B, o aluno passar a ter acesso a uma cultura verdadeiramente brasileira. É um diferencial”, considera.

Antonio Mendes, do 1º ano do ensino médio: "Só vou no cinema para ver desenho. Hoje foi diferente".

Os alunos permaneceram durante a hora e meia do filme acompanhando cada momento do roteiro, uma mistura de drama e comédia romântica.  Para Amanda Vaz Ribeiro, aluno do segundo ano do Ensino Médio e integrante do grêmio estudantil Voz Ativa, que acompanhou as três vezes que a escola acompanhou uma sessão do Cine B. Para ela “é difícil ver iniciativas que levam o cinema, a cultura, para a periferia e principalmente para estudantes”.

Os alunas e alunos premiados com camisetas do CineB

O Cine B é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 54 mil espectadores em mais de 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do Cine B mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>