Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / ONG Juntos recebe Cine B mais uma vez

ONG Juntos recebe Cine B mais uma vez

DSC_0061

Cine B esteve no Jardim Brasília, Zona Leste, na última quarta-feira (16/11) para exibir o filme De Onde Eu Te Vejo, de Luis Villaça e o curta Graffiti Dança, de Rodrigo EBA!

A ONG Jardins Unidos Num Trabalho de Obras Sociais (Juntos), localizada no Jardim Brasília, região do Aricanduva, Zona Leste de São Paulo, é uma das entidades que mais recebeu o projeto nos últimos anos. Foram cinco vezes contando a sessão da última quarta-feira, 16 de novembro, além de uma exibição em espaço gerenciado pela ONG.

Alunos de informática da ONG Juntos.

Humberto Canavesi, diretor administrativo da entidade, tem orgulho de mostrar os três troféus recebidos pela entidade no Prêmio Cine B do Cinema Brasileiro, que reconhece, a cada ano, os produtores e entidades que contribuíram com o sucesso do programa.

Mãe e filha não perdem uma sessão do Cine B. Na foto, a nova pulseira para facilitar os sorteios.

“A gente tem sempre o prazer de receber o CineB porque ele faz um excelente trabalho de divulgação do cinema nacional na periferia. E ficamos muito felizes por sermos reconhecidos como uma organização que apoia esse trabalho”, comentou.

Nem a chuva que caiu no início da noite atrapalhou a sessão.

Humberto explica que a entidade trabalha com a terceira idade, em sete núcleos de convivência de idoso espalhados pela região de Itaquera, na Zona Leste, além de oferecer atendimento a crianças e adolescentes no centro de juventude e em um ponto cultural que oferece aulas de capoeira para a comunidade, montado em parceria com a prefeitura de São Paulo.

Humberto mostra os prêmios recebidos por apoiar o cinema brasileiro.

Mesmo a chuva forte que caiu sobre São Paulo na quarta-feira após o feriado não impediu que a comunidade comparecesse para acompanhar o longa-metragem De Onde Eu Te Vejo de Luis Villaça, e o curta-metragem Graffiti Dança de Rodigo EBA!. A sessão começou com a exibição do curta, lançado em 2013, que ganhou o prêmio de Melhor Curta Brasileiro pelo Júri Popular na edição São Paulo do Festival Anima Mundi. A produção, em stop motion, apresenta pintura realizadas especialmente para o filme e que permanecem ainda hoje nos muros de São Paulo. A realização é do coletivo Graffiti com Pipoca, que trabalha com grafitti e animação dede 2005.

Durvalina (centro) aos 82 anos: nunca perdeu uma sessão dos Cine B.

Após a abertura oficial, foi exibido o longa De Onde Eu Te Vejo, protagonizado pelos atores Denise Fraga e Domingos Montagner. O filme conta a história de amor de um casal através de sua separação. Em meio a uma São Paulo em constante mudança e efervescência cultural, Ana Lúcia e Fábio se separam após 20 anos de casamento e ele passa a viver no apartamento do outro lado da rua. Eles terão que aprender a viver a nova realidade – a separação, a crise no trabalho e a mudança de cidade da filha – e perceberão que no meio da confusão da vida moderna é possível reinventar uma nova forma de amar. Completando o elenco do filme estão Marisa Orth, Juca de Oliveira, Laura Cardoso, Fúlvio Stefanini, Marcelo Airoldi, Laila Zaid e Manoela Aliperti. A produção é de 2016.

Abertura oficial da sessão, com o coordenador do Cine B, Cidálio Vieira Santos e Humberto Canavesi

Ao final, era possível ver adolescentes e adultos emocionados com a história. Durvalina Saciotto Viegas que já frequentou todas as sessões organizadas na ONG e estava acompanhada de Seduko Yoshizaki, que participava pela primeira vez de uma sessão do Cine B resumiu bem o sentimento de todos os presentes: “é muito gostoso assistir esse filme, e como ele [Domingos Montagner] está bonito, foi uma bela interpretação”, concluiu.

Dona Maria do Carmo, adorou o filme.

Outra dupla que também elogiou o Cine B foram  Valcíria Marcia de Carvalho Silva e a filha Tatiane Aparecida da Silva. Valcíria é professora de artesanato da ONG e acompanha todas as sessões do CineB. Aproveita o momento para trazer a filha, que estuda odontologia Tatiana conta que “adora filme de terror e é só no Cine B que tem a oportunidade de ver um filme brasileiro”. Também estavam presentes na sessão os alunos de informática da ONG Juntos.

 

Até a próxima sessão!

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 54 mil espectadores em mais de 400 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 75 longas-metragens e 50 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>