Projeto de democratização do acesso ao cinema brasileiro

Últimas Notícias
Você está aqui: Capa / aconteceu no CineB / Sessão ao ar livre no Rio Pequeno

Sessão ao ar livre no Rio Pequeno

DSC_0217

O CineB esteve no último sábado, 27/5, na quadra de esportes do Instituto Paredão, no Rio Pequeno, Zona Oeste de São Paulo, para exibir o filme “Jonas e o Circo sem Lona”, de Paula Gomes. A sessão ao ar livre reuniu mais de 150 moradores.

Os moradores do Rio Pequeno receberam, no último sábado, 27/5, mais uma sessão ao ar livre do CineB. A atividade aconteceu na quadra de esportes do Instituto Paredão, localizado na Zona Oeste de São Paulo. Foi o segundo ano que o projeto esteve na comunidade, dessa vez para exibir “Jonas e o Circo sem Lona”, dirigido por Paula Gomes.

Sessão foi ao ar livre, na quadra de esportes administrada pelo Instituto Paredão, na Zona Oeste de São Paulo.

Cristiane Pereira, diretora do Instituto Paredão e assistente de produção do CineB ao lado de Cidálio Vieira Santos, coordenador do projeto.

O documentário acompanha a vida do garoto Jonas, 13 anos, filho e neto de artistas de circo que improvisou, no quintal de sua casa, seu próprio circo, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.

Erick Rocha e Joçao Vitor, integrantes do grêmio estudantil Perceiros do Solon.

"Animais", curta da Oca Animation foi a primeira exibição ao ar livre do dia.

Para o presidente do Instituto Paredão, Luciano Lima, a comunidade no Rio Pequeno é muito carente e o poder público nunca está presente, por isso o “CineB cumpre um papel fundamental quando vai até a entidade para oferecer cultura e lazer para as crianças e jovens da região. Eu só tenho a agradecer esse trabalho”, avalia.

Luciano Lima, presidente do Instituto Paredão e Cidálio Vieira Santos na abertura oficial da sessão ao lado dos integrantes da entidade e membro do grêmio estudantil da EE Solón Borges dos Reis.

Luzs Cláudio Marcolino, ex-presidente do Sindicato e idealizador do CineB com diretores do Instituto Paredão.

Segundo Cristiane Pereira, diretora do instituto, comerciante na região e assistente de produção do CineB, “a comunidade pediu muito o retorno do projeto depois do enorme sucesso do ano passado. A expectativa era grande”, explica. Segundo Cristiane, neste ano os alunos do Grêmio da Escola Estadual (EE) Solón Borges dos Reis participaram ativamente na divulgação.

Raquel Vilaça (centro) foi a uma sessão de cinema pela primeira vez, ao lado do marido e dos sobrinhos.

A sessão começou com a exibição do curta-metragem “Animais”, da Oca Animations, logo que as 150 cadeiras dispostas na quadra foram ocupadas. Ao final da sessão, Raquel Vilaça, de 27 anos, moradora de Cotia, que nunca havia entrado numa sala de cinema até então, elogiou o filme e a organização da atividade. “Nunca tive vontade, mas dessa vez, como minha sogra mora aqui perto, aproveitei para trazer meus sobrinhos”, explica, ao lado do marido Alexandre Liberado e das seis crianças que a acompanhavam. “Valeu, porque foi um programa em família”, concluiu.

Ganhadores dos livros doados pela ONG Eh Aqui, parceria do CineB. Até a próxima sessão!

O CineB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, o já atingiu um público superior a 56 mil espectadores em mais de 430 sessões gratuitas realizadas em comunidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Foram exibidos na tela do CineB mais de 100 longas-metragens e 69 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Sobre admin

Deixe um comentário

Seu e-mail não será publicado. Campos necessários *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>