Sobre o CINEB

 

MAIO/2017. Sessão ao ar livre no Rio Pequeno, Zona Oeste de São Paulo.

O CINEB é um circuito itinerante de cinema realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e pela Brazucah Produções. Desde 2007, já atingiu um público superior a 58 mil espectadores em mais de 460 sessões gratuitas realizadas em comunidades e universidades de São Paulo. A iniciativa busca democratizar o acesso ao cinema nacional e divulgar os filmes produzidos no Brasil. Já foram exibidos na tela do CINEB mais de 110 longas-metragens e 71 curtas-metragens, além da realização de pré-estreias exclusivas.

Desde 2007, o público acumulado do CINEB foi de mais de 58 mil espectadores em mais de 460 exibições

Despertar o interesse pelo cinema nacional é a proposta deste circuito, realizado pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região e produzido pela Brazucah Produções. “Acreditamos na arte como transformadora da sociedade”, ressalta a presidenta do Sindicato, Ivone Silva. “E o trabalhador tem direito ao acesso ao lazer e à cultura”, comenta ela, que é uma das idealizadoras do  CINEB.

Cidálio Vieira Santos, coordenador do CineB e Ivone Silva, presidente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Voltado principalmente à parcela da população que não tem acesso às salas comerciais, o projeto recebe o convite das comunidades para realizar as exibições. Além de formar plateia, procura democratizar o acesso a diferentes formatos. “Se já é difícil achar os longa metragens nacionais, mais difícil ainda é encontrar os curtas-metragens. Se a comunidade tem pouco acesso ao cinema comercial, o que dizer dos festivais, onde é mais comum a exibição dos filmes de curta duração”, questiona Cynthia Alario, diretora da Brazucah Produções.

Mais de 180 títulos de curtas e longa metragens já foram exibidos no CINEB

“Quando voltamos a uma comunidade alguns meses depois com o CINEB, o público é sempre maior que o anterior”, comenta o deputado estadual e um dos idealizadores do projeto, Luiz Cláudio Marcolino. “Isso mostra que o público gosta e confia no CINEB, e cada vez mais novos espectadores tem contato com a cultura brasileira”, completa Marcolino, que também é ex-presidente do Sindicato dos Bancários.

JUNHO/2015. Sessões de cinema em escola da região de Parelheiros, Zona Sul de São Paulo. Integração social e diversão.
AGOSTO/ 2015. Sessão de cinema na Cracolândia, com a exibição do documentário sobre o rapper Sabotage.
ABRIL/2013. Pré-estreia exclusiva do filme “Hoje”, de Tata Amaral, na sede do Sindicato dos Bancários. Equipe do filme participou de debate após a sessão
MAIO/2013. Moradores do bairro de Pinheiros se reuniram na Praça Benedito Calixto para a exibição do documentário TROPICÁLIA
Sessão especial do filme “Getúlio”, de João Jardim
Sessão especial do filme “De Menor”, de Caru Alves dos Souza
Pré-estreia do filme “Divã”, de José Alvarenga Junior
Pré-estreia do filme “Era Uma Vez”, de Breno Silveira

 

CINEB NAS UNIVERSIDADES

Além das exibições públicas em bairros, ruas, praças e entidades comunitárias, o projeto também realiza sessões gratuitas dentro de universidades. A ideia é utilizar a estrutura que as escolas já possuem, como auditórios equipados com projetor digital e som, e transformar esses locais em salas de exibição. Desde o início, foram mais de 30 sessões para aproximadamente 5 mil alunos e professores, sempre com debates seguidos da exibição em instituições de ensino parceiras do CINEB.

SETEMBRO/2017. CineB Universidade leva diretor de filme para debate com estudantes.

SELO CINEB DO CINEMA BRASILEIRO

Além das exibições de longas-metragens, também exibimos curtas-metragens em todas as sessões. Como o curta é difícil de encontras e as pessoas manifestavam interesse de ter uma cópia, o projeto criou o SELO CINEB DO CINEMA BRASILEIRO, uma coletânea anual com os curtas preferidos do público. Cada título de DVD é oferecido mediante contribuição voluntária e a sua renda é revertida para os diretores dos filmes e também para as comunidades. Já são 4 DVDs  com 4 ou 5 curtas cada um, que agrada toda a família. Veja AQUI os filmes participantes!

Coletânea que reúne curtas produzidos na periferia de São Paulo

PRÊMIO CINEB DO CINEMA BRASILEIRO

Desde 2009, o CINEB presta uma homenagem aos filmes que foram exibidos e também às comunidades que receberam e apoiaram as sessões do projeto. Diretores, atores, produtores e lideranças comunitárias participam de uma festa de premiação, em que todos recebem o troféu CINEB  DO CINEMA BRASILEIRO.

O rapper brasileiro Thaíde, mestre de cerimônia do 1º Prêmio, junto ao coordenador do CINEB
O ator Caco Ciocler apresentando a terceira edição do evento
As atrizes Lucélia Santos e Gorete Milagres na apresentação do 3º Prêmio CINEB
A cantora Negra Li também esteve conosco no palco
E, na 5ª edição do Prêmio, o ator e cantor Falcão

 

EQUIPE DO CINEB

Cidálio Vieira Santos (coordenador do CINEB) – Formado em Administração de Recursos Humanos, foi  coordenador de projetos socioculturais nas cidades de São Paulo e Santos. Desde 2006 é integrante da equipe de projetos da Brazucah Produções. Atualmente, além do Cine B, coordena as iniciativas do Cinesolar, o primeiro cinema móvel solar do Brasil, e Cine Comunidade, um circuito itinerante de filmes brasileiros que percorre, sobretudo, periferias da capital, região metropolitana e interior de São Paulo.

 

Cynthia Alario (sócia fundadora da Brazucah) – Formada em comunicação social pela USP, especializou-se em Filmand Television Business na FGV-SP e em Educomunicação na USP. O seu TCC de curso desenvolveu o mapa da exclusão cinematográfica paulista e ministrou inúmeros workshops em universidades brasileiros e latino-americanas.

Marco Costa (coord. do CINEB nas Universidades) – Sócio da Brazucah, formado em Publicidade pela USP, especializou-se em planejamento pela ESPM e foi planner digital na agência Clicklsobar.

 

Carlos Rizzo (jornalista do CINEB) –  Trabalha como jornalista do CINEB e repórter deste Blog desde junho de 2015.

 

 

 

Convide o CINEB!

Se você quer o CINEB na sua comunidade, mande um e-mail para cidalio@brazucah.com.br e saiba maiores informações!

Você, estudante que deseja agendar uma exibição de filme na sua universidade, envie e-mail para brazucah@brazucah.com.br.

Exibição do filme Os 12 trabalhos, no bairro do Brás, em São Paulo
Exibição do filme ‘Verônica’, no bairro do Brás, zona norte de SP

O Blog

Este blog é mais uma forma de divulgar o projeto para que outras comunidades possam solicitar as exibições do CINEB. Aqui é um espaço para você divulgar suas ideias, comentar as sessões e interagir com outras comunidades. Para falar diretamente conosco, escreva para producaocineb@brazucah.com.br. Estamos à sua disposição! 🙂

Banners estendidos na entrada do salão de festas da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Vila Leopoldina, São Paulo
Banners na entrada do salão de festas da Igreja Nossa Senhora de Lourdes, no bairro de Vila Leopoldina, zona oeste de SP. O Cine B fornece todo material de divulgação para as comunidades

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *